O que é mais eficaz para levar um consumidor a comprar os licores dekuyper: um anuncio impresso com uma grande foto da garrafa e do logo dekuyper estampadas no centro de uma barra virtual que permite aos usuários de computador clica sobre receitas de drinques e conversar com um “garçom virtual? A dekuyper esta apostando na segunda opção, gastando mais de $40.000 para colocar sua sala dekuyper na versão on-line da Vibe, revista baseada em Los Angeles. Mas as empresas não precisam empregar cinco fotos para mostrar seus produtos on-line.
Muitas empresas estão oferecendo a opção de compra pela internet simplesmente colocando sua home Page na vasta mídia de editoração eletrônica conhecida como World Wide Web. Pequenos negócios e empresas bem consolidadas como IBM, GE,Hyatt Hotel e J.C. penney estão agilizando a exploração das possibilidades de marketing, compra e busca de informações da Web.

Os chamados softwares de busca como mosaic facilita aos usuários de computadores. A realidade é que poucas empresas vêm ganhando algum dinheiro na Web e há alguns obstáculos a considerar:

Segurança: Quando uma empresa conecta sua rede interna de computadores ao mundo exterior, fica exposta a possíveis usos não autorizado e a ataques eletrônicos por vândalos. As empresas podem também relutar em usar a web para enviar cotações de preço ou outras informações financeiras. Há risco das informações serem interceptadas pelos concorrentes. Similarmente, os consumidores relutam em enviar o numero de seus cartões de credito através dos fios.

Problemas legais: A legislação sobre o comercio eletrônico ainda esta sendo definida. Não há consenso sobre assuntos como natureza dos contratos eletrônicos e a distribuição de material protegido por direitos autorais.

Tecnologia: À medida que novas ferramentas de software tornam a internet mais fácil para o usuário, também se exige conexões de rede mais complexas.

Custo: Para as empresas explorarem mais a internet, devem pagar centenas ou ate milhares de dólares por mês por linhas telefônicas,computadores poderosos eespecialistas em net.

Problemas culturais: A internet tem uma cultura estabelecida que é não abrir para a propaganda agressiva. As primeiras iniciativas de se anunciar pela internet provocaram repulsas e retaliação dosusuários. Os anunciantes inteligentes são cautelososao tornar os anúncios uma opção positiva para o usuário, acoplando serviços às ofertas.

Dada a velocidade intensa pela qual a tecnologia e os protocolos da internet se desenvolvem, é improvável que essas restrições deterão os milhoes de empresas econsumidores que estão diariamente conectados à net.

Não estar na internet nos anos 2000 é o mesmo que não dispor de um telefone.

Autor:Inácio Rodrigo de Castro

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